29 de jul. de 2011

Mitos e Lendas - Lilith

Yo!
Sou a nova colaboradora do blog e vou começar falando sobre minha "personagem" preferida- Lilith.
Lilith (1892 E.C), em gravura de John Collier.
Bem, Lilith é citada em várias mitologias e até mesmo na Bíblia, vou comentar sobre algumas versões.


Lilith na Bíblia:

No primeiro capítulo do Gênesis versículo 27 está escrito que: "Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher." Já no segundo capítulo versículo 18: '"O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada." e apenas no versículo 22 do segundo capítulo que Eva é criada: "E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem.".Alguns dizem que a mulher do primeiro capítulo (mulher que é igual ao homem) seja Lilith.
Lilith pode ter sido retirada da Bíblia durante o Concílio de Trento, pelo interesse da Igreja Católica em fazer com que a mulher seja submissa ao homem, não igual.
Muitas pintura e figuras antigas mostram Lilith como a serpente que fez com que Eva comesse o pomo do conhecimento.
Muitas pessoas dizem também que Lilith foi a mulher que Caim encontrou depois de ser expulso e que desse relacionamento surgiu Enoque, o primeiro filho de Caim.
Bom, a Bíblia é muito confusa e contraditória então não dá pra saber quem é Lilith ao certo...

Lilith na mitologia Suméria:
Lilith é citada nessa mitologia com o nome Lilitu, representando uma categoria de demônios ou espíritos de ventos e tormentas que surgiu na Suméria por volta de 3000 A.C.
Na Suméria e na Babilônia ela era cultuada e identificada como os demônios e espíritos malignos. Seu símbolo era a lua (assim como a lua, ela seria uma deusa de fases boas e ruins).

Lilith na mitologia Mesopotâmica:
Nessa mitologia ela é também associada a um demônio feminino da noite que originou na antiga Mesopotâmia.Também é associada ao vento e, pensava-se, que por isso, ela era portadora de mal-estares, doenças e até mesmo da morte. Porém algumas vezes ela utilizaria a água como uma espécie de portal para o seu mundo.

Lilith na mitologia Hebráica:
A imagem mais famosa que temos atualmente sobre Lilith foi por causa dessa mitologia.O povo que foi aprisionado e que serviu como escravos na Babilônia a cultuavam e era vista como símbolo de algo negativo.
Lilith tinha 100 filhos por dia, súcubus quando mulheres e íncubus quando homens, ou simplesmente lilims. Eles se alimentavam da energia desprendida no ato sexual e de sangue humano. Também podiam manipular os sonhos humanos, seriam os geradores das poluções noturnas. Era considerada um demônio.Uma vez possuído por uma súcubus, dificilmente um homem saía com vida.
Muitos dizem que seus ataques eram como um aperto esmagador sobre o peito, uma vingança por ter sido obrigada a ficar por baixo de Adão, e possuia a habilidade de cortar o pênis com sua vagina segundo os relatos católicos medievais. Ao mesmo tempo que ela representa a liberdade sexual feminina, também representa a castração masculina.

Lilith na mitologia Grega:
Ela é a Deusa que guarda as portas do inferno montada em um enorme cão de três cabeças, o Cérbero.

Bom, ela é citada em várias outras histórias, mas só comentei as que achei mais interessantes.

Nenhum comentário: