30 de jul. de 2011

Mitos e Lendas - Jack-o'-lantern

Yo!
Hoje irei comentar sobre a história por trás das famosas abóboras que decoram o halloween americano.


Tradicional lanterna de abóbora americana


Jack-o'-lantern
é o apelido dado ao enfeite feito de abóbora usado nos halloweens.
Esse costume foi criado a partir de um mito irlândes que fala sobre o homem apelidado de "Jack Miserável".Como conta a história, Jack Miserável convidou o Diabo para tomar uma bebida com ele. Porém,Jack não queria pagar a sua bebida, então, convenceu o Diabo a se transformar em uma moeda que ele usaria para pagar as bebidas. Mas Jack decidiu pegar o dinheiro e colocá-la em seu bolso ao lado de uma cruz de prata, o que impediu o Diabo de voltar a sua forma original. Jack falou ao Diabo que só o soltaria se prometesse que não o incomodaria durante um ano e que, se Jack morresse, ele não pediria a sua alma. No ano seguinte, Jack enganou o Diabo de novo fazendo-o subir em uma árvore para pegar um pedaço de fruta. Enquanto o Diabo estava em cima da árvore, Jack esculpiu um sinal da cruz na casca da árvore para que ele não pudesse descer, e fez com que o Diabo prometesse não incomoda-lo por mais dez anos.
Pouco depois, Jack morreu. Mas não conseguiu nem ir para o céu (Deus não permitiu que uma pessoa tão repugnante fosse para lá) e nem para o inferno (já que o Diabo estava chateado com os truques de Jack e tinha prometido não pedir a sua alma quando morresse). No entando, o Diabo enviou Jack de volta para Terra em uma noite escura com apenas uma queima de carvão para iluminar seu caminho. Jack esculpiu um nabo e colocou o carvão dentro para iluminar melhor e desde então tem vagueado pela Terra. Os irlandeses começaram a se referir a essa figura fantasmagórica como "Jack da Lanterna", e depois, simplesmente "Jack O' Lantern" e fizeram as lanternas de nabos como os de Jack para enfeitar o dia das Bruxas.
Os imigrantes irlândesses que vieram para os Estados Unidos trouxeram a tradição Jack O'Lantern com eles.Logo descobriram que as abóboras, uma fruta nativa da América, era ótima para fazer as lanternas.

Nenhum comentário: