29 de jul. de 2011

Comentários Gerais - Criptozoologia

Criptozoologia é o estudo de espécies animais lendárias, mitológicas, hipotéticas ou avistadas por poucas pessoas. Inclui também o estudo de ocorrências de animais presumivelmente extintos

Mokele-Mbembe

A criptozoologia aborda ainda os seus tópicos de um ponto de vista antropológico, procurando relacionar os mitos de várias culturas com animais extintos ou desconhecidos. O termo foi cunhado sobre as expressões cripto- (do grego kryptós, é, ón 'oculto') e zoologia (o ramo da Ciência que estuda os animais).
Os biólogos e zoólogos que seguem uma perspectiva mais tradicional, consideram a criptozoologia como uma pseudociência, fazendo um paralelo com a astrologia em relação à astronomia.
Apesar de alguns ramos da criptozoologia desafiarem a lógica científica, há exemplos que mostram que este ramo da biologia pode ter mais credibilidade do que à partida seria de esperar. Os criptozoólogos citam com frequência exemplos como a lula-gigante, o celacanto, o ornitorrinco e o dragão-de-komodo, todos animais reais e estudados que foram em tempos considerados fantasias alucinadas.

No geral a criptozoologia é um assunto interessante, mas isso depende do ponto de vista. Quando se trata de animais plausíveis, como o Megalodonte, ou até mesmo o Mokele-mbembe, é possível aceitar seus argumentos, pois realmente existem milhares de espécies ainda não descobertas. Muitas espécies desconhecidas pela ciencia são conhecidas por povos indígenas, infelizmente as histórias desses povos são fantasiosas demais para se ter certeza do que eles falam.

Desse ponto de vista a criptozoologia até deixa de ser uma pseudo-ciencia, pois usa argumentos científicos para encontrar espécies consideradas extintas, ou lendas. Mas há tambem aquele que exageram, e tentam encontrar seres sobrenaturais, extraterrestres, ou extradimensionais. Já tentaram encontrar criaturas como o Homem-Mariposa, o Garadiávolo e até dragões cuspidores de fogo.

Usando-se fontes confiáveis e sérias sobre o assunto, podemos descobrir muitas coisas que jamais poderíamos imaginar. Está recomendado

Nenhum comentário: